domingo, 13 de julho de 2008

O Jogador Perfeito - Parte IV

Tanto no voleio de esquerda como no de direita, algumas observações são necessárias para entendermos porque o voleio de Federer é considerado um dos melhores do mundo. Em bolas altas ou baixas, Federer sempre consegue executar um bom voleio e, na maioria das vezes, utilizar este golpe para atacar seus oponentes. Vamos estudar algumas características destes golpes de Federer.
Cabeça
Duas observações são importantes em relação ao posicionamento da cabeça de Federer durante a execução do voleio:
- No momento do impacto, podemos notar que a cabeça de Federer está alinhada com seu pé esquerdo (1), podemos traçar uma linha do início da cabeça até o meio do pé esquerdo. Isto produz um centro de gravidade que dificulta a perda de equilíbrio durante a execução do golpe, e o equilíbrio durante o voleio é um dos maiores fatores de sucesso ou não durante a execução do golpe.
- Repare que Federer praticamente toca seu ombro (na direita) ou peito (na esquerda) com o queixo durante o impacto (2), e mais importante, mantém esta posição após o contato com a bola. Alguns jogadores movem a cabeça prematuramente tentando acompanhar a bola, ocasionando uma maior dificuldade de colocação e controle do golpe.

Braço Esquerdo

Tanto no voleio de direita como de esquerda, o braço esquerdo de Federer é essencial para a execução do golpe. Repare que no voleio de direita ele abre o braço durante o golpe, lembrando o posicionamento de um equilibrista ao se equilibrar em um arame ou corda. Na esquerda o braço esquerdo é mantido atrás do corpo, lembrando muito o movimento que Federer executa no slice e também com a intenção de manter o equilíbrio (3).

Punho

Como todo grande voleador, Federe mantém a cabeça da raquete acima do punho (4), o que proporciona maior controle e potência do golpe. Vale lembrar que para tal, é necessário executar o trabalho de flexão dos joelhos, sobretudo em bolas baixas.

Quadris

Por último, vale notar que durante a execução do golpe, Federer mantém seus quadris perpendiculares a rede (5), proporcionando uma melhor colocação dos golpes tanto na paralela com na cruzada.


Nenhum comentário: