sexta-feira, 23 de maio de 2008

O Forehand Moderno - Posicionamento, Equilíbrio e Transferência de Peso

Como qualquer golpe hoje em dia, o forehand é uma poderosa arma para jogadores em todos os níveis, seja ele executado na zona de conforto (bolas próximas) ou em movimento. Mas para a máxima utilização dessa arma, 3 fatores devem ser lembrados e utilizados freqüentemente.
Posicionamento, equilíbrio e transferência de peso são técnicas inerentes ao golpe e devemos entende-los como:
§ Posicionamento: a posição do corpo (pés, pernas, tronco, ombros, braço, cotovelo e mãos) antes do contato da raquete com a bola;
§ Equilíbrio: o mesmo descrito acima, logo antes e no momento do impacto com a bola;
§ Transferência de peso: a posição e movimento do corpo durante e após o impacto com a bola.

Posicionamento
Um dos erros mais comuns na execução do forehand é encontrado na preparação do golpe, ou seja, no início do backswing que sempre que possível deve ser feito antes do quique da bola, além disso, como hoje se utiliza a posição aberta (open stance) em quase 100% dos golpes, o jogador tende a passar com a cabeça a linha do joelho direito (caso seja destro) no momento da preparação do golpe, e isso faz com que após o impacto o jogador continue concentrando o peso do corpo no mesmo pé, quebrando assim a transferência de peso.
Para correção na preparação, temos que notar se, antes do quique da bola os pés e o posicionamento da raquete no backswing estão corretos. A raquete deve estar atrás do corpo na posição de espera, que é um pouco atrás da linha do corpo e com a cabeça para cima, e os pés devem estar no solo, sendo que o pé direito (se destro) deve estar de paralelo a 45º da linha de base. Além disso, vale notar que o braço esquerdo (quando destro) se encontra quase que paralelo a linha de base, devido a rotação dos ombros antes do impacto com a bola.
Uma maneira simples de identificarmos o correto posicionamento do jogador na hora da preparação é traçarmos uma linha reta e vertical imaginária partindo do joelho direito do jogador. Quando a cabeça do jogador estiver ultrapassando esta linha, o peso do corpo está desbalanceado e deve ser corrigido. Vale notar também que a correta flexão do joelho ajuda muito este tipo de correção.
Este posicionamento correto, além de útil para o equilíbrio, é também essencial para a rotação completa do corpo antes, durante e depois do golpe.





Equilíbrio
O equilíbrio na execução do golpe se refere ao ponto onde devemos concentrar o peso do corpo no momento do impacto da raquete com a bola. No forehand em posição aberta, um dos erros mais comuns em relação ao equilíbrio ocorre quando o jogador concentra o peso do corpo em direção ao seu braço esquerdo ou direito, quando a melhor maneira de obter controle total do golpe é concentrando o mesmo no centro do corpo, ou o mais próximo disto.
No momento do impacto o corpo do jogador deve estar quase que totalmente reto, não tendo nenhum ou quase nenhum grau de inclinação para quaisquer lados. Este posicionamento correto, além de útil para o equilíbrio, é também essencial para a rotação completa do corpo durante o golpe. Repare na foto abaixo, como José Pereira, executando um forehand em movimento, apesar de estar iniciando a rotação dos ombros mantém o tronco praticamente reto, com o joelho corretamente flexionado e a cabeça bem posicionada atrás da linha do joelho esquerdo.


Note também, na foto abaixo que, mesmo com a rotação do tronco já iniciada, Federer mantém a cabeça imóvel, ajudando com isto a manutenção do equilíbrio durante a rotação. Repare que a cabeça dele só irá acompanhar a bola após o término da rotação.
Como a rotação do tronco já foi iniciada, note que apesar do pé direito de Federer se encontrar no solo, é bem claro que o peso de seu corpo não está mais concentrado neste pé, pois aqui ele inicia a transferência de peso. Dependendo do tipo de bola, neste momento o jogador nem se encontra com os pés no solo.


Transferência de Peso
Por último, completando o movimento do golpe, temos que analisar a transferência de peso durante a execução do forehand. A transferência deve ser do lado direito do corpo para o lado esquerdo do corpo.
É comum vermos jogadores que iniciam o golpe concentrando o peso na perna direita, mas na seqüência não transferem o peso a outra perna, seja porque projetam o corpo para trás, mantendo o peso na perna direita, ou ainda porque quebram a transferência simplesmente trocando o posicionamento do pé direito pelo esquerdo. A correta transferência de peso, além de manter o equilíbrio do corpo, permite uma melhor utilização do mesmo, imprimindo maior potência ao golpe, além de posicionar o jogador para a recuperação de quadra e execução do golpe seguinte.



Nenhum comentário: