terça-feira, 27 de maio de 2008

Biomecânica - Parte I

Hoje em dia, em qualquer clube ou academia que se ensine tênis e, sobretudo que tenha uma equipe de treinamento, é muito comum ouvirmos falar em biomecânica, mas afinal o que é isso?
Biomecânica é o estudo do movimento humano, e é através dela que podemos estudar e definir os golpes e movimentos de um jogador e tentar fazer com que estes rendam com eficácia máxima.
Através do estudo da biomecânica, tentamos estabelecer o golpe com a melhor combinação de potência e controle e que reduza o máximo possível o risco de lesões.
Para estudar a biomecânica, antes de nos atermos aos golpes em si, é necessário entendermos alguns princípios biomecânicos. No tênis, os princípios biomecânicos utilizados são:
· Equilíbrio;
· Inércia;
· Ação e Reação;
· Momentum (Massa x Velocidade);
· Energia Elástica;
· Cadeia de Coordenação.
Nesse artigo, estudaremos o equilíbrio, a inércia e a ação e reação.

Equilíbrio

Existem dois tipos de equilíbrio, o estático (quando o corpo está parado) e o dinâmico (quando o corpo está em movimento) e, no tênis, que é um esporte de movimento constante, o que nos interessa é o equilíbrio dinâmico.
Aqui, temos que observar se o jogador mantém uma linha vertical (ou próximo disso) desde o solo até a cabeça quando executa um golpe em movimento.Veja na foto abaixo, como Juan Carlos Ferrero, apesar de estar em movimento mantém o corpo quase que totalmente na vertical, demonstrando um belo exemplo de equilíbrio dinâmico.



Inércia

A definição de inércia é: “Qualquer corpo em movimento retilíneo e uniforme (ou em repouso) tende a manter-se em movimento retilíneo e uniforme (ou em repouso).”
No tênis, sofremos a ação da inércia em diversas situações durante um jogo ou treino, ou seja, constantemente estamos sentindo a resistência do corpo ao mover-se ou quando tem que parar.
Quando o jogador está posicionado para devolução de saque, seu corpo está em repouso e deve enfrentar a resistência do mesmo em continuar parado no momento em que o adversário executa o serviço, executando o spli-step e se preparando para sair para um dos lados para executar a devolução.
Ou então, quando o jogador se movimenta para frente para buscar uma bola curta, deve, após executar o golpe, parar o movimento e mudar a direção do mesmo para se posicionar para a bola seguinte.
O estudo da inércia nos golpes é de extrema importância, pois o tempo que o jogador leva para executar movimentos como os descritos acima é de extrema importância para seu desenvolvimento em um jogo.Na foto abaixo, vemos Ana Bogdan enfrentando a resistência que seu corpo tem de permanecer parado, pois estava em repouso.




Ação e Reação
A Terceira Lei de Newton, também conhecida como a Lei da Ação e Reação diz que quando um corpo exerce uma força sobre outro corpo, recebe deste uma força de mesma intensidade, direção e sentido oposto à força aplicada.
No tênis, podemos observar isto em várias situações. Quando um jogador inicia seu movimento de saque, primeiro exerce uma força contra o solo ao flexionar os joelhos (ação) e em seguida sofre uma força de mesma intensidade e direção, mas em direção oposta ao saltar para golpear a bola (reação).
Podemos notar isso na seqüência de Roddick abaixo.


Este é também um princípio de extrema importância, pois todo golpe inicia-se com uma força exercida sobre o solo, e é este início ou força inicial que irá definir e influenciar o desenvolvimento do golpe ou movimento.
Esses são os três princípios do blog de hoje. No próximo, escreverei sobre momentum (massa x velocidade), energia elástica e, no último sobre a cadeia de coordenação, que em minha opinião é o princípio mais importante para técnicos e professores de tênis.

Um comentário:

Unknown disse...

para saque e rede.
o meu pé deve cair mais a frente da linha possivel ou no mesmo lugar
ou um pouco na frente, se tiver como me responder e falar as vantagens e desvantagens eu agradeço.
muito obrigado